Tabule / Tabbouleh

* Scroll down for the English version!

Até poucos anos atrás eu morava com a minha avó, minha mãe e meu irmão. Minha avó sempre deu muita importância à comida e isso aprendi desde cedo – olha essa foto minha fazendo um bolo com ela aos 4 anos.

fazendo bolo

Gracinha, né? rs

Enfim, devido à sua descendência libanesa, ela sempre trouxe um pouco dos pratos tradicionais da sua família para a mesa. Foi assim que cresci comendo esfirras, hummus, babaganoush e tabule.

Comer tabule sempre foi divertido. Minha avó nos ensinava a fazer uma trouxinha de folha de alface recheada com o tabule e ir comendo a bocadonas (ok, bocadonas é por minha conta). Parte sempre caía, mas eu lembro de comer tudo de ainda lamber o prato.

Delicioso e saudável, o tabule é uma ótima opção pra quem procura uma salada que alimente bem e não te mate de fome em poucas horas. Como qualquer prato tradicional, existem várias versões e algumas questões polêmicas. Coloquei aqui a receita que a minha avó sempre fez.

Infelizmente eu esqueci de comprar alface e não tive como tirar foto da trouxinha. Mas tenho certeza de que vocês vão se dar bem com elas ;-)

Ingredientes:

  • 1 xícara de triguilho
  • 1 tomate cortado em cubinhos
  • 1 pepino cortado em cubinhos
  • 1 punhado de hortelã lavada e picada
  • 1 punhado de salsinha lavada e picada
  • ½ cebola cortada bem pequena
  • Suco de 1 limão
  • Sal a gosto
  • Azeite a gosto

Cubra o triguilho com 1 xícara de água, para que ele hidrate – aproximadamente 30′. Se tiver água demais, esprema para tirar o excesso.

Não tem mistério, é só misturar todos os ingredientes e conferir o tempero. Lembre de comprar a alface e se divertir com as trouxinhas! :-D

Serve 4 pessoas como acompanhamento.


Until a few years ago, I lived with my grandma, my mother and my brother. My grandma always gave food a great deal of importance and I learned that from an early age – check up there a picture of me baking a cake with her at the age of 4. Cute, huh? lol Anyway, due to her Lebanese ancestry, she always brought the traditional dishes to the table. This is why I grew up eating sfihas, hummus, babaganoush and tabbouleh.
Eating tabbouleh is a lot of fun. My grandma taught us to make a little bundle of tabbouleh using a lettuce leave and eat it like that. I remember making a mess and licking up my plate.
Delicious and good for you, tabbouleh is a great option for someone who’s looking for a salad that will provide sustenance and won’t leave you starving in just a few hours. As with any other traditional dish, there are several versions and some polemic issues. I am writing the recipe that my grandma always made.
Unfortunately I forgot to buy lettuce, so there’s no picture of the bundle. But I’m sure you’ll do fine with it and make it your own ;-)
Ingredients:
  • 1 cup of bulgur
  • 1 tomato – chopped finely
  • 1 cucumber – chopped finely
  • 1 handful of washed and chopped mint
  • 1 handful of washed and chopped parsley
  • ½ onion – chopped finely
  • Juice of 1 lime
  • Salt to taste
  • Olive oil to taste
Cover the bulgur with a cup of water and let it hydrate for about 30’. If it ends up too wet, squeeze to remove the excess water.
There’s no mystery, so just mix all the ingredients and check the seasoning. Remember to buy the lettuce and have fun with your bundles! :-D
This recipe serves 4 people as a side dish.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s