Salada no pote / Salad in a jar

*Scroll down for English version!

Desde que comecei o blog, engordei alguns quilinhos com as minhas aventuras culinárias ;-) Resolvi dar uma remediada e almoçar só salada por um tempo. Costumo levar meu almoço de casa e sempre tive dificuldade com o modo de transportar saladas. O molho sempre deixava as folhas e alguns legumes meio murchos. E quem quer comer salada sem molho?!?! Eu gosto (mesmo!) de salada, mas uma coisa que não suporto é aquele tanto de verdura sem gosto. Ieca. Inventemos temperos bacanas e vamos salvar essa galera que não come “matinho” ;-)

Enfim, isso tudo só pra dizer que no fim das contas, encontrei uma solução genial no Instagram. Sim! Muita gente critica o aplicativo por causa do frenesi de postar “o que comi no almoço” e coisas do tipo. Mas já aprendi tanta coisa legal sobre comida! Já vi fotos sensacionais e troquei ideia (sobre comida, o que mais?) com gente do outro lado do mundo. E viva a tecnologia!

O tal método genial é simplesmente carregar a salada em um pote. Sim, só isso. Sabe esses potes de vidro, grandes? Um dos que eu uso é de mel, como pode-se ver pela irritante abelhinha desenhada. A ideia é colocar o molho ou vinagrete no fundo e ir colocando as camadas mais resistentes por cima dele. Ou seja, os ingredientes que podem ficar em contato com o líquido vão pro fundo e o resto vai acima, os mais delicados por último. Na hora de comer é só sacudir (bem)!

Essa foto que eu encontrei dá uma boa ideia de como montar a sua salada. Vou colocar algumas fotos que fiz do que comi nesses dias, só mesmo como ilustração. O céu é o limite! :-D A legenda segue os ingredientes de baixo para cima. Lembre-se de equilibrar proteína, carboidrato e vitaminas!

Aliás, não reparem na baixa qualidade das fotos. Fiquei com preguiça de montar a câmera todo noite, depois de preparar o almoço… hehe

  • 1 cebola caramelizada com queijo gorgonzola, ¼ abobrinha crua ralada, 1 tomate picado, 1 folha de couve, 1 punhado de sementes de girassol.
  • 1 caramelized onion with blue cheese, ¼ shredded raw zucchini, 1 tomato cut to cubes, 1 kale leaf, 1 handful of sunflower seeds.

  • Babaganoush (pasta de berinjela com tahini, alho, sal e limão – merece um post!), 1 fatia de tofu picada em cubos (use ricota, caso não ache tofu), ¼ abobrinha picada em palitos, 1 cenoura picada em palitos, semente de girassol e molho sriracha.
  • Babaganoush (eggplant, tahini, garlic salt and lemon paste – deserves a post of its own), 1 tofu slice cut to cubes (use ricotta cheese if you can’t find tofu), ¼ zucchini cut to pieces, 1 carrot cut to pieces, sunflower seeds and sriracha sauce. 

  • Molho de limão e azeite, 1 fatia de tofu picada em cubos, 1 pedaço de couve-flor crua batida no liquidificador, 1 tomate picado em cutos,  1 folha de couve, 1 ovo.
  • Lime and olive oil dressing, 1 tofu slice cut to cubes, 1 piece of riced raw cauliflower, 1 tomato cut to cubes, 1 kale leaf, 1 egg.

  • Babaganoush, 1 fatia de tofu picada em cubos, 1 colher de sopa de linhaça torrada e batida, 1 cenoura picada em tiras, 2 palmitos picados, 1 folha de couve, semente de girassol.
  • Babaganoush, 1 tofu slice cut to cubes, 1 table spoon of toasted crushed flax seeds, 1 carrot cut to pieces, 2 heart of palms cut to pieces, 1 kale leaf, sunflower seeds. 

  • Molho de limão, 5 colheres de sopa de cuscuz, 2 flores de couve-flor cozida, 1 folha de couve, ¼ de berinjela cozida com alho e páprica defumada, semente de girassol.
  • Lime dressing, 5 table spoons of couscous, 2 cooked cauliflower florets, 1 kale leaf, ¼  eggplant cooked with garlic and smoked paprika, sunflower seeds.  

  • 2 colheres de sopa de alcaparras, 5 colheres de sopa de arroz integral, 1 tomate picado, 1 folha de couve, 1 ovo cozido.
  • 2 table spoons of capers, 5 table spoons of whole rice, 1 tomato cut to pieces, 1 kale leaf, 1 cooked egg.

  • 2 colheres de sopa de alcaparras, 3 colheres de sopa de quinoa, 1 tomate, 5 colheres de sopa de orzo (ou risone), 1 folha de couve e 1 pedaço pequeno de queijo de cabra.
  • 2 table spoons of capers, 3 table spoons of quinoa, 1 tomato, 5 table spoons of orzo, 1 kale leaf and a small piece of goat’s cheese.

  • ½ cebola, 2 colheres de alcaparras, 1 pedaço pequeno de queijo de cabra, 3 colheres de sopa de grão-de-bico cozido, 2 colheres de sopa de orzo, 2 folhas de repolho roxo picado e 1 tomate.
  • ½ an onion, 2 table spoons of capers, 1 small piece of goat’s cheese, 3 table spoons of cooked garbanzo beans, 2 table spoons of orzo, 2 leaves of shredded purple cabbage and 1 tomato.
Since I started this blog, I put on some weight due to my cooking adventures ;-) So I decided to make it all better by eating just salad at lunchtime for a while. I usually bring my lunch from home and I always had trouble with the transportation method for salad. The dressing always made the leaves and some vegetables soggy and weird. And who wants to eat salad with no dressing?!?! I (really) like salad, but one thing I can’t stand is tasteless vegetables. Ugh. So let’s make up some nice seasoning and let’s save these people who don’t eat their greens ;-)
Anyway, all that just to say that in the end, I found a brilliant solution at Instagram. Yes! Lots of people criticize the app because of the “look what I had for lunch” frenzy. But I had learned so much about food over there! I’ve seen amazing pictures and talked to people from across the globe (about food, what else?). Hail technology!
The so said great method is simply carrying salad in a jar. Yeah, that’s it! As far as I know, these glass jars with reusable lids are called mason jars. The idea is to put the dressing in the bottom and add the more resilient layers right on top of it. So the ingredients that can be in touch with the liquid go to the bottom and the rest goes on layers, the most delicate at the top. When you’re ready to eat, just shake it (well)!
This picture that I found gives you a good Idea of how to prepare your salad. I’m adding some photos I made of what I ate these days just as illustration. The sky is the limit! :-D The caption is of the ingredients from bottom up. Remember to balance protein, carbohydrates and vitamines!
By the way, please don’t notice the bad quality of the pictures. I was too lazy to prepare the camera every night after making lunch!
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Um comentário sobre “Salada no pote / Salad in a jar

  1. Pingback: Rolinho de abobrinha e ricota / Zucchini ricotta rolls | Eats and Shoots - Comida vegetariana

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