Risoto de queijo de cabra e aspargos

Acho que já expliquei a minha obsessão com risotos. Claro, são vários truques e dicas para fazer o risoto perfeito, mas vamos combinar. Não tem nada de complicado na receita, é muito difícil errar (gravemente, pelo menos) e quase sempre fica maravilhoso!!! Juntando arroz, manteiga e parmesão, como dar errado? ;-)

Minha mãe trouxe dos EUA um queijo de cabra lindo, maravilhoso. Sonho com ele há 5 anos. Sério. Trabalhei numa pousada na Inglaterra e comia essa maravilha quase todo dia. Que saudades.. E era tão baratinho! Aqui é mais caro e não é tão fácil de achar, mas não é impossível.

Enfim, pesquisei um milhão receitas legais pra usar o meu precioso e essa ficou nas top 3. O site onde achei é super bacana e as fotos são lindas! E os ingredientes… Ah, aspargos são palitinhos de Deus, coisa linda que nasce retinha da terra pra fazer a gente feliz. O prato não fica barato, mas pagar por um risoto desses num restaurante ia ser no mínimo 3x mais caro. Então bora raspar a conta do banco e cozinhar! :-D

Hmmm…

Ingredientes:

  • 1 1/2 xícara de arroz arbório
  • 2 pacotes de aspargos (uns 15)
  • azeite
  • manteiga
  • 2 cebolas
  • alho e sal
  • 1 xícara de vinho branco
  • 5 xícaras de caldo de legumes (fervente)
  • sal
  • 120g de queijo de cabra
  • 3/4 xícara de queijo parmesão

Mudei pouca coisa na receita, segue a minha versão. Fiz até caldo de legumes, ó que chique! Coloquei alho, sal, cebola, cenoura e chuchu numa panela de pressão e cozinhei por uns 30′. Deixei concentrar mais um pouco e pronto!

Lave os aspargos e corte fora a ponta de trás, mais dura. Pique o restante dos aspargos até perto da outra ponta (a que tem o brotinho. Ela vai ser usada para decorar) e cozinhe com o azeite, alho e sal por alguns minutos, até tenros.

Você tem a escolha de bater o caule (tome cuidado para não usar a parte fibrosa! ela deve ser descartada!) e fazer um purê, que vai ser misturado no risoto, ou deixar os pedaços inteiros. Eu fiz um pouco de cada, bati uma parte e deixei outra para ter algo que mastigar. Tudo cozido, hein? Mas não se esqueça de separar as pontas bonitas para enfeitar.

Pique as cebolas e frite em uma panela grande com um pouco de azeite. Adicione o arroz e misture bem por uns 2′. Coloque o vinho e mexa bem. Agora vai a parte trabalhosa. Vá colocando cada concha de caldo de legumes aos poucos, até secar. Mexa sempre!! É importante pra soltar o amido do arroz e pra evitar que ele queime.

Vá provando sempre. Quando o arroz estiver praticamente cozido, junte o purê de aspargos (caso tenha feito) e o queijo de cabra. Misture bem. Junte a outra parte dos aspargos, o queijo parmesão e uma colherada generosa de manteiga (nas fotos, fiz na ordem errada. Não se preocupem muito com isso). Misture e tampe por uns 5′.

Sirva imediatamente.

Essa receita dá para umas 4 pessoas muito sortudas :-)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s