Trifle de chocolate, cream cheese e carambola

Estava procurando uma sobremesa que levasse chocolate, mas que não fosse muito pesada ou levasse massa. Quem aguenta se entupir de bolo depois de um almoço?

Tenho mil receitas guardadas, mas na hora em que preciso, elas criam perninhas e somem.. rs Então resolvi inventar :-) O “trifle” é uma sobremesa inglesa que costuma levar bolo, creme, geleias, tudo alternado em camadas. Mas eu não gosto de creme inglês, que pra mim tem gosto de nada e também não queria o bolo. O que eu fiz foi adaptar partes de outras sobremesas e usá-las nesse formato. Ficou bom demais!!!!!!!

Usei ganache (chocolate com creme), creme de queijo e frutas. O bom é que o contraste evitou o excesso de doce, que me apavora em sobremesas. Vamos a ele! Aliás, desculpem a falta de foco em algumas fotos. A correria não permitiu que eu tomasse mais cuidado..

Ingredientes para o ganache:

  • 500g de chocolate meio-amargo
  • 1 lata de creme de leite

Ingredientes para o creme de queijo:

  • 2 pacotes de cream cheese
  • 1/2 xícara de manteiga amolecida (normalmente usa-se a sem sal, mas não fica ruim se usar a normal)
  • 1 xícara de açúcar de confeiteiro

Outros ingredientes:

  • Usei 6 carambolas, mas você pode escolher outra fruta azedinha, como morangos, framboesa (normalmente congelada) ou maracujá (eu colocaria um pouco de açúcar junto com a polpa). Funciona também usando várias delas ao mesmo tempo.
  • Cookies para servir

Junte o chocolate partido em pedaços e o creme de leite. Derreta em fogo baixo misturando sempre. Reserve.

Junte o cream cheese, a manteiga e o açúcar e bata até ficar bem homogêneo e firme.

Pique a fruta. A vantagem da carambola é a estrelinha bacana que é ótima para a decoração ;-)

É só isso. Escolha um pote de vidro redondo, grande e alto. O importante é ser transparente, pra ficar bonito :-) Se preferir, sirva direto em taças. Vá alternando camadas do ganache, do creme de queijo e das frutas.

Termine com as frutas por cima do chocolate, para dar um contraste maior.

Gosto do contraste de texturas além do contraste de sabores. Para ter alguma crocância, usei a sugestão da minha mãe e servi com cookies. Ficou ótimo, mas funciona também com castanhas. Eu parti cookies de chocolate em pedaços e torrei um pouco no forno. Servi separadamente para evitar que amolecessem.

Essa receita dá para umas 10 pessoas. Não é uma gracinha? :-D

Deixe um comentário

