Bolo de chocolate meio-amargo e mel

Lembro quando vi a Nigella fazendo esse bolo na televisão pela primeira vez. Filmes e séries legais competem, no meu mundo, com os programas do Jamie Oliver e da Nigella Lawson. Como me divirto :-) Os dois têm aquela paixão por comida que eu identifico em mim mesma e se diferenciam dos milhões de chefs com programas de culinária pela naturalidade ao cozinhar, que ao meu ver, não vem só da prática, mas da alma mesmo. Muita gente diz que eles são bagunceiros. Eu digo que são artistas!

Enfim, vi a Nigella fazendo esse bolo extremamente escandaloso, cheio de chocolate meio-amargo e mel. Foi paixão à primeira vista. Já fiz para o aniversário de umas três pessoas diferentes. É macio, suculento, lindo e delicioso!

Vou parar de babar e passar a receita ;-) Está também no site dela, inclusive com abelhinhas de marzipã que nunca tive coragem de fazer.. rsrs

Ingredientes para o bolo:

  • 100g de chocolate meio-amargo (picado em pedaços)
  • 275g de açúcar mascavo
  • 225g de manteiga amolecida
  • 125mL de mel (bem líquido)
  • 2 ovos
  • 200g de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de sopa de cacau
  • 250mL de água fervente

Ingredientes para a calda

  • 60mL de água
  • 125mL de mel (também bem líquido)
  • 175g de chocolate meio-amargo

Tire os ingredientes que precisam amolecer da geladeira. Enquanto isso, derreta o chocolate que vai ao bolo em uma vasilha (no microondas ou em banho-maria). Deixe esfriar um pouco.

Preaqueça o forno a 180°C e unte uma forma de bolo de 23cm. Caso tenha papel manteiga, recomendo usar para evitar acidentes na hora de desenformar.

Bata o açúcar e a manteiga até ficarem cremosos e adicione o mel.

Junte um dos ovos e uma colher da farinha e vá batendo um pouco de cada vez. Vá alternando os ovos e a farinha.

Adicione o chocolate derretido e o resto da farinha e o bicarbonato de sódio.

Junte o cacau, que deve ser peneirado e por último a água fervida. Vai ficar bem líquido, não se desespere.

Bata bem até ficar homogêneo e derrame na forma. Cozinhe por aproximadamente 1h30. Aos 45′ confira se o bolo está queimando por cima. Se for o caso, cubra com papel alumínio e cheque a cada 15′.

Deixe o bolo esfriar completamente.

Para fazer a calda, ferva a água e o mel juntos em uma panela. A Nigella usa um pouco de açúcar, acho que fica muito doce, então omiti. Acho que até mesmo o mel pode ser reduzido, pelo menos um pouquinho.

Desligue o forno e adicione o chocolate picado em pedaços, mexendo levemente para que ele derreta no líquido.

Deixe descansar por alguns minutos e mexa bem rápido até ficar bem lisinho (demora um pouco, já que o chocolate não mistura bem com a água, mas tenha paciência e a calda vai ficar homogênea).

A Nigella sugere colocar pedaços de papel manteiga no prato no qual vai servir , para retirar o excesso da calda. Eu gosto daquela bagunça de chocolate por toda parte, então nunca fiz isso.

Desenforme o bolo e coloque-o no prato que for usar. Derrame a calda no bolo e deixe cair dos lados. Ela endurece um pouco na geladeira, recomendo deixar esfriar por mais um menos uma hora antes de servir.

Essa receita dá para aproximadamente 10 pessoas. Costumo dobrar os ingredientes e fazer duas camadas. Faz muita bagunça e ficou meio zoneado mas delicioso! :-)

Anúncios

2 comentários sobre “Bolo de chocolate meio-amargo e mel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s