Quibe assado

Minha avó materna tem descendência libanesa (evidente pelo belo nariz adunco rs. Juro, ela é linda de morrer!), o que para mim, significou uma gama de experiências culinárias relativamente exóticas. Desde pequena, comia tsatisiki, esfihas, quibe, tabule, pão sírio e todas as pastas maravilhosas que pode-se fazer com tahine. Como parei de comer carne muito nova, alguns desses pratos sumiram da minha vida. Outros foram adaptados. Ainda bem! :-) O quibe foi um deles. Segue a receita que encontramos de um quibe de tabuleiro saudável e delicioso.

Ingredientes:

  • 1 xícara de triguilho (trigo triturado usado para fazer quibe)
  • 1 xícara de proteína texturizada de soja (aquela pequena)
  • 1/2 ricota
  • 2 tomates
  • 2 cebolas
  • 2 cenouras
  • óleo
  • sal e alho

Comece hidratando o triguilho e a soja. Cada um precisa de aproximadamente 15′ de molho em água morna. Escorra e reserve. Pique uma das cebolas bem pequena e o tomate em cubinhos e a cenoura ralada (não usei cenoura porque não tinha em casa… rs). Cozinhe a cebola com um pouco de óleo, sal e alho. Assim que estiver dourada, junte o tomate, a cenoura e a soja e deixe cozinhar por alguns minutos.

Retire do fogo e misture com o triguilho. Caso queira uma consistência mais firme, use um pouco de aveia ou farinha de rosca nessa massa. Funciona também com queijo cottage ou iogurte. Comece a montar o quibe numa forma untada. Coloque uma camada da mistura e cubra com a ricota previamente amassada e temperada (costumo usar ervinhas e um pouco de sal). Adicione outra camada do trigo com soja.

Um toque bacana é cortar a outra cebola em rodelas e cozinhar até caramelizar (usei um pouquinho de sal e vinagre balsâmico). Ela fica dourada e deliciosa e deixa o prato mais bonito.

Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por aproximadamente 20′. Não há nada para cozinhar, mas o quibe fica mais consistente e crocante por fora.

Servi com couve refogada. Leve à mesa uma rodela de limão.

Serve 3 pessoas.

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