Torta de abacaxi com morango

Esta post surgiu da minha paixão por abacaxis e um desejo por essa torta que durou meses! Usei os abacaxis da fazenda (deliciosos) e a ajuda do meu namorado na execução. A receita é uma adaptação de uma torta da Joy the Baker. Aliás, recomendo uma visita, pra quem lê em inglês e gosta de assar biscoitos, bolos ou tortas. Blog lindo e delicioso!

Ingredientes para a massa:

  • 3 xícaras de farinha de trigo (mais um pouco para abrir a massa)
  • 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 xícara de manteiga sem sal cortada em cubos
  • 1 ovo
  • 1/2 xícara de “buttermilk” ou leitelho (isso é muito usado na cozinha fora do Brasil, mas nunca achei por aqui. Costumo colocar a mesma quantidade de leite e um pouco de suco de limão)

Ingredientes para o recheio:

  • 2 abacaxis cortados em cubinhos (aproximadamente 4 xícaras)
  • 1 xícara de morangos cortados ao meio
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 3 colheres de sopa de maisena (não usei. O recheio fica menos consistente, mas tenho horror a maisena)
  • 1 colher de chá de suco de limão
  • 1 pitada de sal

Misture a farinha, o açúcar e o sal. Adicione a manteiga e misture com os dedos até formar uma farinha grossa. Em outra vasilha, misture o ovo e o leitelho. Cave um buraco na mistura de farinha e derrame a mistura líquida no meio. Junte tudo com um garfo até ficar homogêneo. A massa é bem difícil de sovar por ser bastante úmida e pegajosa. Divida em duas partes, cubra com farinha e enrole em plástico filme. Deixe descansar na geladeira por 1h. Fica mais fácil depois de descansada, prometo!

Enquanto isso, misture os ingredientes do recheio e deixe na geladeira por alguns minutos. Caso as frutas soltem muito caldo, junte tudo e reserve.

Pré aqueça o forno a 220°C e unte uma forma de aproximadamente 23 cm (se preferir, use papel manteiga para cobrir). Abra uma parte da massa em uma superfície coberta de farinha e deite sobre a forma. Deixe um pouco de massa sobrando na beiradas. Junte o recheio.

Abra a outra parte da massa e coloque-a sobre a torta. Junte as bordas da parte de cima e de baixo da massa, unindo-as com os dedos.

Algo que eu não fiz, mas recomendo, pra deixar a torta mais bonita, é pincelar a superfície com um ovo batido e cobrir com açúcar. Faça furinhos na parte de cima para deixar que o ar saia. Leve ao forno e deixe assar por 10′ a 220°C. Reduza a temperatura do forno a 180°C e asse por mais 35′, até que atingir uma cor dourada e o interior começar a borbulhar.

Retire do forno e deixe esfriar antes de servir. Sirva com sorvete, chantili ou pura mesmo. Caso tenha guardado o suco das frutas, leve ao fogo com um pouco de açúcar e deixe ferver. Use como uma calda.

Esse foi o meu café da manhã no dia seguinte. A torta fica mais firme e menos suculenta. Mas não menos deliciosa ;-)

Serve 8 pessoas.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s