Lasanha de berinjela

Não nasci amando berinjela. Aprendi a duras penas, aliás. Não sei o que dava na cabeça do pessoal lá de casa, mas faziam berinjela e abobrinha cozidas demais, meio sem tempero e sem graça e ainda obrigavam a criança aqui a comer rs. Fiquei com preguiça. Quando um dia caiu a ficha e começaram a variar as receitas, aprendi a gostar da “roxinha”. Hoje em dia, adoro! Tenho umas 5 receitas fáceis pra fazer qualquer pessoa chata de comer apaixonar-se perdidamente por berinjela. Essa aqui é uma delas.

Ingredientes

  • 3 berinjelas
  • 1 1/2 xícaras de molho de tomate
  • 1/2 ricota
  • 1/2 xícara de muçarela picada (ou uma bandeja com fatias)
  • sal com alho
  • ervas (manjericão, salsinha, o que quiser)

Corte as berinjelas em fatias de aproximadamente 1cm. Eu quase nunca tiro a casca da berinjela (na verdade, só tiro quando uso receitas em que coloco-as diretamente no fogo e a ela fica queimada). Caso prefira usar também, corte as beiradinhas em intervalos regulares para facilitar na hora de partir. Assim, ó:

Tempere as berinjelas com alho e sal, esfregando bem. Reserve. É bom fazer isso enquanto o resto da lasanha é preparada, o excesso de água sai e o seu prato não fica boiando.

Se está usando uma muçarela em pedaços, corte em cubinhos ou passe em um ralador. Amasse e tempere a ricota. Usei um pouco de alho e sal e folhinhas de manjericão. Caso a ricota esteja muito sem gosto, coloque um pouco de lemon pepper ou umas gotinhas e shoyu.

Ligue o forno a 180°C.

Prepare o molho de tomate ou use um molho pronto. Dourei uma cebola e cozinhei com dois tomates. Costumo usar uma folha de louro e mostarda em pó.

Comece a montar a lasanha em uma forma pequena. Vá alternando as camadas. É bom começar com o molho, para evitar que a berinjela grude no pirex. Coloque o molho, a berinjela (depois de escorrer o excesso de líquido!), a ricota e a muçarela e vá alternando. Deixe a muçarela por cima, na última camada.

Finalizei com um pouquinho de queijo catupiry que tinha em casa, mas é absolutamente desnecessário. Fica bom, mas deixa a receita menos light ;-)

Leve ao forno por aproximadamente 30′, até que o recheio borbulhe a muçarela comece a dourar.

Voilà! Não é uma gracinha? ;-)

Serve 3 pessoas.

Anúncios

Um comentário sobre “Lasanha de berinjela

  1. Pingback: Rollatini de berinjela / Eggplant rollatini | Eats and Shoots - Comida vegetariana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s