Tortilha espanhola

Não lembro qual foi a primeira vez que comi uma tortilha espanhola. Só lembro da minha sensação de maravilhamento ao prová-la e da alegria de saber quão fácil é fazê-la. Pra quem nunca comeu, ela é basicamente uma omelete de batatas. Mas ao mesmo tempo, muito mais do que isso.. rs

Pesquisei bastante antes de fazer a minha primeira tortilha. Os ingredientes são muito simples, mesmo havendo muita discussão sobre o tipo de batatas, quanto tempo cozinhar e qual a melhor textura. Vai aí uma versão básica.

Ingredientes:

  • 4 batatas grandes
  • 1 cebola
  • 3 ovos (usei 4 pequenos)
  • óleo
  • sal e pimenta a gosto

Pique a cebola bem pequena e deixe dourar em uma frigideira. Pique as batatas em cubinhos ou fatias grossas e cozinhe com a cebola, o óleo, sal e pimenta até ficarem bem macias.

Bata os ovos com uma pitada de sal.

Junte a mistura de batata e cebolas aos ovos batidos. Esse é um detalhe com o qual vários cozinheiros concordam. É importante juntar tudo antes de voltar à frigideira. Fazer isso ao invés de jogar o ovo em cima da batata evita que ela vá direto ao fundo. Deixe descansar por 10′.

Volte com os ingredientes à frigideira para cozinhar até soltar do fundo.

Com a ajuda de um prato, vire a tortilha do outro lado e deixe terminar de cozinhar. Não exagere no tempo de cozimento, ela não deve ressecar.

É isso. Quanto ao queijo parmesão e o manjericão que estão nas fotos, eles são parte da minha blasfêmia. Qualquer espanhol diria que isso estraga a autenticidade do prato e talvez eles tenham razão. Mas como descendente de italiana, não resisto a esses ingredientes maravilhosos. Fique então à vontade para inventar, desde que aguente a fúria dos puritanos ;-)

Serve 4 pessoas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s