Rösti de espinafre

Tenho uma memória da infância de um prato delicioso de batata com espinafre. Por anos guardei aquela recordação com nostalgia e saudades, sem ter a menor ideia do que se tratava, já que lá em casa ninguém se lembrava dele. Até que provei o rösti e voltei aos meus tenros anos imediatamente.

Esse prato suíço é absolutamente simples e maravilhoso. Há muita discussão sobre a extrema semelhança com o hash brown americano e sobre a forma de execução do rösti em si. Usar batatas cruas ou cozinhá-las primeiro? Usar ovos e farinha ou somente batata e manteiga? Descascar ou não as batatas? Assar ou fritar? Enfim, o prato tradicional é basicamente uma panqueca de batatas, mas em alguns casos ele vem acompanhado de espinafre, então resolvi misturar tudo. Encontrei algumas receitas e peguei o que gostei de cada uma.

Ingredientes:

  • 5 batatas médias
  • 1 espinafre lavado
  • 1 cebola picada
  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa de farinha
  • sal e alho amassado
  • óleo
  • 3 colheres de sopa de parmesão ralado
  • manteiga para untar

Aqueça o forno a 200°C. Ferva uma panela com água e cozinhe as batatas por uns 5′. Retire do fogo e deixe esfriar. Elas não estarão cozidas, mas vão começar a ficar tenras. Optei por deixar o resto pro forno e não descascar. Quanto menos trabalho, melhor!

Doure a cebola e o alho em um pouco de óleo. Uma coisa que me deixa um bem nervosa com pratos de espinafre é mastigar talos durinhos. Tenho um certo pavor. Do brócolis, uso até o fim, mas quando o negócio é espinafre, eu uso só as folhas e pico um pouquinho.

Acrescente o espinafre na cebola e deixe refogar.

Enquanto o espinafre esfria, rale as batatas em um ralador grosso ou use um processador de alimentos.

Acrescente um pouco de alho e sal, o ovo, o queijo e a farinha. Mexa bastante. Adicione o espinafre e misture. Unte uma forma e despeje a mistura. Cubra com um lasquinhas de parmesão.

Leve ao forno por aproximadamente 30′, até atingir uma cor dourada.

Ao invés de misturar tudo, existe a opção de alternar uma camada de batata, o espinafre e cobrir com o resto da batata. E claro, a alternativa de fritar, que é menos light. Nesse caso, esquente um pouco de óleo ou manteiga em uma frigideira e coloque a mistura toda ou pequenas panquecas de cada vez. A vantagem de usar pequenas porções é deixar a batata mais crocante. Deixe dourar de um lado e vire com cuidado. Olha que gracinha!

Serve 3 pessoas.

Anúncios

Um comentário sobre “Rösti de espinafre

  1. Pingback: Rösti de vegetais do Jamie / Jamie’s vegetable rösti | Eats and Shoots – Comida vegetariana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s