Torta de maçã

Passei dias com desejo de comer torta de maçã. Tanto que me perguntaram se eu tava grávida.. rs Até que resolvi partir para a ação e cozinhar logo. Como o prato é uma sobremesa clássica inglesa, busquei a receita no site do Jamie Oliver, um dos meus chefs favoritos, queridão.

A torta é um pouco massuda, bem rústica. Para quem gosta de sobremesa mais leve, eu recomendo usar massa folhada. Vou ver se faço um post de “apfelstrudel” mais pra frente.

Ingredientes para a massa:

  • 250g farinha de trigo
  • 50g açúcar de confeiteiro
  • sal
  • 1 limão
  • 125g manteiga
  • 1 ovo grande
  • um pouquinho de leite

Ingredientes para o recheio:

  • 5 maçãs (procure as mais verdes, com sabor mais forte)
  • 3 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • ½ colher de chá de gengibre ralado (opcional)
  • 1 punhado de passas (opcional)
  • ½ limão (usei siciliano e ficou boooom)

Aqueça o forno a 180ºC. O Jamie diz para peneirar a farinha, mas eu não tenho paciência para isso rs. Fiquem à vontade para escolher! Coloque a farinha em uma vasilha e adicione o açúcar, uma pitada de sal, as raspas do limão e a manteiga. 

Mexa bem até que a massa fique com aparência de farelos de pão. Quebre o ovo na vasilha e adicione o leite (pouco mesmo).

Misture até que a massa fique homogênea. Embale em plástico filme e deixe na geladeira.

Outra coisa que fiquei com preguiça de fazer foi descascar as maçãs. Imagino que o recheio fique mais cremoso, mas não senti a menor falta. Corte fatias grossas (divida as maçãs em 8 partes, sem o miolo, claro). Coloque-as em uma panela com o açúcar mascavo, o gengibre e as passas (não usei esses dois últimos).

Raspe o limão e adicione o suco à panela. O Jamie diz pra usar meio limão. Se usar mais, separe na hora de montar a torta, deixando só as maçãs no recheio. Usei um inteiro e sobrou muito líquido, que reservei e usei como calda. Recomendo!

Cozinhe por uns 5′ e deixe esfriar.

Cubra uma superfície lisa e limpa com farinha, divida a massa em duas partes e abra as duas até atingir aproximadamente ½cm.

Use uma forma de 20cm para a torta. Um truque para cobrir a forma com a massa sem fazer muita bagunça é colocar no rolo e girar lentamente. Ajeite no fundo e nas beiradas. Se a massa quebrar, é só remendar.

Despeje as maçãs em toda a superfície.  Cubra com a outra parte da massa e vede as pontas. A forma que eu usei é muito grande e não deu para chegar nos cantinhos, então dobrei a massa nas beiradas e cobri com a outra metade. Use uma gema e bata com um pouquinho de leite para grudar uma massa na outra. Junte as duas com os dedos, selando a torta. Com a mesma mistura, cubra a parte de cima, que vai ficar brilhante e dourada.

Faça alguns furos, para que o vapor possa escapar. Asse por 40′ a 45′, até que a crosta fique firme. Pronto!

Sirva com chantili ou sorvete (ou pura mesmo!). Se tiver aquele resto de suco de limão com açúcar que foi usado para cozinhar as maçãs, não esqueça de usar como calda! Fica uma delícia! :-)

Serve 6 pessoas.

Anúncios

2 comentários sobre “Torta de maçã

  1. ótimas fotos! quase dá pra sentir o cheirinho da torta :)
    ana, cê curte peixe? fiz uma receita de quiche de salmão esses dias, a base é ovo e acho que dá pra adaptar pra outras coisas, que nem a fritata. se quiser, te passo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s