Chapati – Independência da Índia – parte II

Chapati é um pão muito tradicional na Índia e em todo o sul asiático. Muito simples de fazer e com um sabor muito suave, ele pode acompanhar praticamente qualquer prato.

Ingredientes:

  • 2 xícaras de farinha de trigo integral
  • água
  • 2 pitadas de sal
  • 4 colheres de óleo

Coloque a farinha e o sal em uma vasilha e acrescente a água aos poucos. O segredo do chapati é sovar bastante. Junte água até que a massa fique macia, mas sem grudar muito na mão. Alguns vídeos do youtube mostram esse ponto. Quando terminar de sovar, coloque o óleo e mexa mais um pouco. Cubra e deixe descansar por aproximadamente 15′.

Faça bolinhas de 5cm de diâmetro com a massa. Forre uma superfície com farinha e abra a bolinha com a ajuda de um rolo. Deixe o pão bem fino. Não é fácil fazer um círculo certinho, mas todo mundo que faz com frequência me garante que é só questão de prática. Gosto de acreditar nisso! ;-)

Aqueça bastante uma chapa de ferro ou frigideira e coloque um pão aberto, um por um. Normalmente, como a superfície é muito quente, bolhas vão surgir na massa. Assim que isso acontecer, gire o pão e toste do outro lado. Para quem tem uma grade de metal, coloque-a sobre o fogo e deixe o chapati no fogo por poucos segundos de cada lado. Ele deve inchar e terminar de cozinhar (não se preocupe se isso não acontecer).

Sim, era para ser redondo. Mas dá para ter uma ideia ;-)

É muito comum servir chapati com ghee (pronuncia “gui”), ou manteiga clarificada. Se quiser fazer em casa, leve um tablete de manteiga sem sal ao fogo e deixe derreter. Quando começar a ouvir um barulho suave de chuva, retire a espuma que se formou em cima. O que restou em baixo já é o ghee, que pode ser armazenado e usado para regar pratos e como uma manteiga normal, para cozinhar.

Essa receita de chapati serve 6 pessoas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s